domingo, 25 de setembro de 2016

Vitaminas


Comunicação Criativa

Sou militante convicto de que a vida é um mistério a ser abraçado e de que não existem segredos nem soluções mágicas.
A melhor solução passa pela adoção de atitudes e comportamentos geradores de valor, que superem as nossas expetativas e as dos outros.

Mesmo as mentes mais esclarecidas e atualizadas são, diariamente, surpreendidas por mudanças sociais, políticas, culturais, económicas e ambientais diárias. Por isso, a evolução das perceções, mentalidade e natureza do ser humano ocorre através de uma lógica não linear.

Comunicar tem uma missão: transmitir informação e gerar comportamentos.
Assim como não há oposto ao comportamento, também é impossível não comunicar.

Em conclusão: tudo em nós comunica, mesmo quando, supostamente, não queremos comunicar. A nossa capacidade comunicacional não se mede pela forma como dizemos ou transmitimos as coisas, mas sim pela forma como somos entendidos e pelo resultado prático gerado pelas nossas interações.

A pressão, descrença, incertezas, tensões e a necessidade de cumprir objetivos está a gerar um contexto onde o estado de espírito geral é afetado negativamente. Quer isto dizer que comunicar de forma criativa gera novas oportunidades e possibilidades.

A escolha é simples: viver a vida e os negócios comunicando “passivamente” de acordo com as normas instaladas ou assumindo a coragem e a determinação de praticar interações inusuais.

Uma comunicação criativa corresponde à fragância da liberdade individual.
Já Charlie Chaplin dizia que “a vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Cante, chore, dance, ria, interaja e viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.

Provocação: como está “embalada” a sua comunicação?
Tudo conta: como se veste; caminha; partilha as suas ideias verbalmente, gestualmente ou por escrito. Se é empresário e/ou líder de equipas faça a mesma análise. Está satisfeito? Parabéns! Convido-o a festejar.

Se acha que pode evoluir na comunicação, sugiro-lhe a utilização da poderosa e eficaz ferramenta que é a capacidade de Surpreender.

A surpresa positiva é uma emoção básica que todos possuímos, geradora de atenção, interesse e motivação. A surpresa na comunicação pode ser ativada através três ferramentas: o insólito, a descoberta e a contemplação.

A comunicação criativa através da utilização simples, ou combinada, destas três ferramentas é uma escolha inteligente porque promove não só promove a comunicação proativa criativa, como gera renovados olhares para a vida e para os negócios, promove ousadia e faz acontecer!


COMUNICAÇÃO CRIATIVA ATRAVÉS DO INSÓLITO: a criação do insólito corresponde, na sua essência, à capacidade de romper discursos e raciocínios lógicos. Trata-se, no fundo, de ativar disrupções alegres, as quais geram, inevitavelmente, um estado de ânimo positivo no outro. Não é por acaso que o sentido de humor tem o poder que tem na interação humana.


No contexto atual, não devemos fazer o que, e como sempre fizemos, porque decerto já não iremos obter aquilo que obtivemos!

Portugal, os seus Cidadãos e as Empresas encontram-se num momento especialmente desafiante. É exatamente nos momentos em que a espécie humana tem maior dificuldade em satisfazer as suas vontades, que a criatividade atinge o seu auge.

A criatividade constitui um dos traços que mais nos distingue das outras espécies. Somos seres que possuem a capacidade de conectar o não conectado. A criatividade tem um papel positivo nas nossas vidas quotidianas, tornando-se particularmente importante como meio para melhorar a performance profissional e relacional. A criatividade facilita a nossa adaptação à evolução do mundo e aos desafios que daí decorrem.

O nosso cérebro é uma “máquina” de associações com elevada capacidade de expansão e interconexão. Ou seja, a pessoa explora, resolve problemas e pensa criativamente visando obter algum retorno ao estado de equilíbrio perturbado por um conflito, desafio ou desejo. O grau de inteligência criativa de cada pessoa é determinado pela quantidade de novas ideias que ela consegue criar, num determinado período de tempo.

A diferenciação é uma necessidade vital à sustentabilidade de qualquer negócio. Por isso, desenvolver uma atitude criativa, gerando novas ideias e pondo-as em prática através de produtos, soluções ou serviços inovadores com capacidade de surpreender permanentemente o mercado é um ponto crítico em que todos os dinamizadores de negócios devem investir e dar particular atenção.
Nos negócios um problema é normalmente visto como um obstáculo ou uma dificuldade com que nos deparamos, quando visamos atingir um determinado objetivo. Um problema é, por isso, normalmente encarado como algo negativo, que há que resolver para atingirmos os nossos objetivos.
No entanto, também podemos encarar os problemas como desafios em vez de obstáculos ou dificuldades. Se o fizermos, a situação torna-se mais positiva e por isso também mais estimulante para a nossa criatividade.
Se quisermos na nossa vida pessoal e nos negócios não existe o “NÃO”. Cada um de nós é responsável por assumir que apenas existe o “AINDA NÃO”!
Um profissional criativo na resolução de problemas ou de desafios é alguém que pensa e age “fora da caixa”. Conecta o AINDA NÃO conectado!

Porque há então profissionais que revelam muito mais criatividade do que outros na Comunicação?

A forma como fomos educados, o contexto em que vivemos e as solicitações que nos são feitas condicionam, em grande parte, a qualidade e o grau da nossa inteligência criativa.

A maioria de nós vem acumulando ao longo da vida milhares de “instruções”, regras e disposições, geradoras de um “alinhamento” de pensamentos e estilos de comunicação básicos e rotinados!

A espontaneidade e a criatividade que nascem connosco e que são responsáveis pela grande criatividade que temos enquanto somos crianças vão sendo “naturalmente amestradas” ao longo da vida.  O “sistema” treina-nos, em certa medida, para nos “acalmarmos”, para mantermos a boca fechada, ou “politicamente correta para não “darmos nas vistas” e assim se “sobreviver”.

Ser criativo nos negócios significa: ter ideias de novas oportunidades e possibilidades.

Ser inovador nos negócios significa: pôr as ideias em prática, através de novos produtos, serviços, ou soluções.

Estratégias para Comunicar com Criatividade:
·    Tenha uma atitude positiva face ao mundo e apreciativa dos outros. Elas favorecerão a sua comunicação, estimularão a sua curiosidade, atenção, escuta ativa e procura de novas possibilidades de interagir de forma criativa.
·    Não se limite a comunicar.
·    Desafie o “sistema”. Não se conforme com o que existe. Pense mais longe!
·    Faça links entre aspetos aparentemente desligados.
·    Em vez de pensar e pronunciar o castrador e pouco proactivo “Não!” questione-se: E SE...
·    Avalie a sua comunicação, adotando estilos de comunicação alegremente disruptivos em relação à “rotina”, fazendo testes criativos em relação à pertinência e potencialidades dos  resultados obtidos das mesmas obtidos (feedback). 
·    Desenvolva as ideias de forma a ganharem consistência e se tornarem exequíveis.
·    Atue e ponha as ideias em prática.

Como já referi, um profissional moderno escolhe o foco numa comunicação criativa, geradora de novas soluções.

Ele tem a vontade implícita de surpreender os outros, ou seja aquilo que designo por Atitude UAUme!®, um conceito de que sou co-autor e que está desenvolvido no livro com o mesmo nome, explorando as atitudes, comportamentos e ferramentas para quem quer surpreender os interlocutores e o mercado, gerando valor e diferenciação.

João Alberto Catalão

Sem comentários:

Enviar um comentário